Manual da Central PPA Levante

Configuração e programação da central PPA Levante
placa de motor de portão ppa levante

Configurando os controles

Primeiramente, retire os parafusos que fecham a tampa onde fica a central do portão. O procedimento é parecido com o de configuração dos controles da Garen. Encontre as duas perninhas de metal , onde aparece escrita a palavra PROG. Tem uma pecinha preta (JUMPER) que pode se encaixar nas duas perninhas de metal para fechar o circuito, e deste modo, entrar em modo de programação dos controles. Essa configuração do controle só é aceita pela central eletrônica do portão PPA se o portão estiver no meio do percurso, parado fora dos sensores de fim de curso de abertura e fechamento. Basta fechar o circuito com o JUMPER e a central está em modo de programação. Segure apertado o botão do controle que deseja cadastrar na central, e o led vermelho da central vai ficar piscando bem rápido. Confirme enquanto o led está piscando, apertando o botão da placa com o nome de BOT ou + em alguns casos. Retire o Jumper e a programação já deve estar pronta.


Programação automática da central - Leitura do percurso:

Primeiramente, acione o motor pela central ou pelo controle remoto, para que o portão comece a se movimentar, e pare o portão em qualquer local fora dos sensores de fim de curso. Em seguida, feche o jumper nos terminais PROG. O led SN ficará aceso. 
controle remoto PPA para portão
Aperte ao mesmo tempo os dois botões do controle remoto que já estiver cadastrado na central (aperte uma única vez por aproximadamente 1 segundo), solte e aguarde por 5 segundos para que a central entre em modo de programação automática de percurso. O portão iniciará seu ciclo abrindo totalmente até chegar ao sensor de fim de curso de abertura, e em seguida fechará totalmente até chegar ao sensor de fim de curso de fechamento. (ainda não terminou)
Quando o motor finalizar a leitura do percurso, vai parar e ficar aguardando outro comando do controle remoto, para iniciar a segunda etapa, e o led ficará piscando em modo de espera 1 vez por segundo. Nessa etapa, é preciso escolher se a central vai funcionar em modo Automático ou em modo Semi-Automático. (Se forem pressionados os dois botões do controle remoto ao mesmo tempo, o ajuste de fechamento automático será cancelado, e a central irá para a próxima programação.)
Escolha qual modo vai trabalhar a central:


Modo Automático

Depois que o portão é aberto, após o tempo programado de PAUSA, o portão fechará automaticamente. Para programar essa função, segure o botão direito do controle remoto apertado e conte os segundos pelo relógio, para determinar o tempo de PAUSA e em seguida solte o botão do controle.


Modo Semi-Automático

Depois que o portão estiver aberto, só vai fechar se receber sinal do controle remoto ou outro comando para fechamento. Para programar essa função, pressione e libere o botão esquerdo do controle remoto.
O portão começa a abrir e fechar sem parar, aguardando a programação da força do motor (embreagem eletrônica). Conforme o portão abre e fecha, acompanhe com as mãos a força que o portão está fazendo, e retire o excesso da força seguindo as seguintes instruções:

Diminuir Força
controle remoto ppa para portão automático
Pressione e solte o botão esquerdo algumas vezes pausadamente, fazendo a força diminuir gradualmente até ajustar o portão como desejado.







motor para portão automático basculante
Aumentar Força
Pressione e solte o botão direito algumas vezes pausadamente, fazendo a força aumentar gradualmente até ajustar o portão como desejado.






portão automático
Quando a força estiver de acordo com o portão, pressione novamente os dois botões do controle remoto juntos por 1 segundo e solte, fazendo com que o portão finalize sua configuração de força e pare onde estiver.
O led SN começa a piscar uma vez por segundo, aguardando a programação de qualquer tipo de saída para a plaquinha do módulo de relê (Luz de Garagem, Sinaleiro ou Trava).




Luz de Garagem
A luz de garagem será acionada durante o movimento de abertura ou fechamento do portão, e desligará após o tempo programado, quando chegar novamente ao sensor de fim de curso de fechamento. Este tempo será programado pelo controle remoto, pressionando o botão direito e contando os segundos para memorizar o tempo da luz de garagem.


Sinaleiro
O sinaleiro será acionado durante o movimento de abertura e fechamento do portão e desliga imediatamente após fechar o portão. Para programar essa função, aperte e solte o botão esquerdo do controle remoto 1 vez.


- Trava
A trava elétrica será acionada automaticamente ao acionar o motor do portão, e o movimento do portão se inicia 1 segundo após o acionamento da trava, para que destrave antes do ciclo de abertura. Para selecionar a função da trava elétrica, aperte e solte os dois botões do controle remoto juntos por apenas 1 segundo.
Para encerrar a programação e voltar ao uso normal do motor, retire o jumper PROG e aguarde 5 segundos.
A programação da central pode ser interrompida a qualquer momento, retirando o jumper PROG, porém podem ocorrer erros de configuração. 


É melhor seguir os passos da configuração até o final. Caso não haja luz de garagem, trava elétrica ou sinaleiro a ser configurado, pode ser retirado o jumper antes dessa etapa.

A central só entra em modo de configuração se for utilizado um controle remoto que estiver cadastrado na central, caso contrário não entrará em modo de programação.
Comments