Como fazer um Portão Basculante

(11)2983-0911


(11)2506-4270


(11)2201-3273


A primeira coisa é calcular qual será o vão em que o portão vai ser encaixado. O vão é o espaço onde ficará o portão, suas colunas e um pouco de folga nas laterais para que a folha do portão abra com facilidade. É preciso verificar se não há obstáculos no percurso de abertura do portão, nem nas laterais, caso o portão seja instalado em um terreno em diagonal, nem na parte de cima, para que não pegue no teto enquanto tenta abrir. Em casas de materiais para serralheria, é possível encontrar um kit para fabricação de portões basculantes, que acompanha 02 colunas laterais, 02 caixas de contrapeso, tampas das caixas, guias laterais, travessão superior, roldanas superiores, cabo de aço das çaterais, pontos de giro com capa de nylon (rolamentos das guias laterais), suporte para o braço articulado, bucha para o eixo, bucha para o ponto de giro e calha superior. Com as medidas de largura e altura do vão onde será encaixado o portão basculante, as lojas de material para serralheria vão fornecer o material mais adequado já nas medidas corretas, ficando apenas a seu critério o modelo da folha do portão que vai trabalhar juntamente com o kit completo de peças de serralheria.

Na calha superior, o tubo mais utilizado é o chamado 80x80, com parede de 1,5 a 2 mm, para ser mais resistente.Descontando -se do vão a largura das colunas, acrescidas de uma folga de 5mm de cada lado, temos o tamanho que o portão precisa ser feito.

Feito o portão, é preciso pesá-lo para saber qual o peso ideal para as caixas de contrapeso. Exemplo: Se o portão pesar 100Kg, cada caixa de contrapeso lateral precisa ser preenchida com 50Kg de chumbo ou pó de ferro (ou qualquer coisa que preencha dando bastante peso nas caixas).

Para saber a posição correta dos pontos de giro, é preciso saber o ponto mais próximo do equilíbrio do portão, entre a parte superior e a parte inferior, para que uma de suas extremidades (superior e inferior) não seja mais pesada do que a outra. Quanto mais equilibrado, mais leve o portão se abrirá. Encontrando esse ponto de equilibrio, o ponto de giro deve ser colocado com aproximados 17cm abaixo do ponto. Os braços de sustentação do portão devem estar fixados com a barra de travessão acima do portão, fazendo sua correta articulação, e a outra extremidade dos braços deve ser fixado num ponto central entre o ponto de giro e a parte superior do portão, para que a articulação seja suficiente para que o portão se abra inteiro.

Passe os cabos de aço pelas canaletas laterais, ligando os pontos de giro do portão até as caixas de contrapeso, passando pelas roldanas superiores. Note que, quando o portão estiver fechado, as caixas de contrapeso devem estar penduradas dentro das colunas na parte superior, e quando o portão se abrir, as caixas de contrapeso devem descer, como uma gangorra.

Enfim, esses são os passos principais de uma montagem de portão basculante. Para tirar duvidas durante a montagem, é melhor ter uma noção visual de algum portão já feito, para esclarecimento mais adequado das duvidas principais, caso esteja fazendo um portão pela primeira vez.

Comments