19/08/2014

Um pouco sobre funcionamento dos motores de portão automático:

Disjuntores para proteção da rede elétrica do equipamento do portão automático: Seguindo a norma técnica, é recomendado que todo ponto de energia para aparelhagens eletrônicas deve ser independente, ou seja, um disjuntor específico com amperagem adequada, para cada tipo de equipamento elétrico. Lógico que não vai haver em uma cômodo da casa 10 disjuntores, por haverem 10 tomadas, quero dizer que para cada cômodo, um par ou um disjuntor simples; para chuveiro, outro par de disjuntores; para portão elétrico residencial, um par de disjuntores de 10 amperes, e para cada tipo de motor mais potente, seu correto disjuntos. É errado ligar todos os pontos de energia no disjuntor de entrada geral (quadro de força principal) diretamente, sem passar por disjuntores de menor capacidade, para ir barrando a sobrecarga de energia indevida. Para cada tipo de portão, existe uma instalação diferente, mas a maioria segue o padrão de 10 amperes. Portões residenciais comuns seguem os modelos:

Portões Basculantes possuem mecanismo composto por caixas de contra peso internas, embutidas nas colunas laterais, cabos de aço de sustentação das caixas, roldanas de tração e rolamentos em geral. Esse sistema permite que a folha do portão levante ou abaixe de forma contrária ao contrapeso pendurado nos cabos de aço. Para que a folha esteja em equilíbrio, é necessário que haja um balanceamento completo do sistema, sendo acrescentado o mesmo peso em quilos da folha equilibrado entre as caixas de contra peso. 

Portões Deslizantes são aqueles que deslizam sobre rodinhas inferiores ao abrir. Este sistema permite que a folha corra livremente sobre o trilho preso ao piso. Havendo mais de uma folha, seu funcionamento será sincronizado, com o auxilio de uma guia na parte superior e uma nas laterais.

Portões Pivotantes são os mais conhecidos e utilizados, mesmo o nome não sendo tão famoso assim. É conhecido por seu acionamento por dobradiças laterais, que permitem a abertura para dentro ou para fora como na abertura de porta comum, conforme o espaço interno ou externo.

Motor de portão: existem motores variados para cada tipo de portão, dependendo da altura, comprimento, modo de abertura e fechamento, e velocidade. Os mais comuns são:

Motores de velocidade padrão - Tempo aproximado de abertura 15 segundos para portões basculantes automáticos e portões deslizantes automáticos de medidas comuns à residências.

Motores de velocidade acelerada:Tempo aproximado de abertura 7 segundos para portões padrão. A quantidade de motores para cada portão automático basculante depende da sua largura. Portões basculantes automáticos com até 5m de largura geralmente trabalham com um motor único e a partir desta medida precisa ser avaliada a possibilidade de se usar 2 motores, um auxiliando o outro.

Periféricos eletrônicos:
Central de comando: Placa principal que organiza as funções de todas as peças individuais, e recebe sinal dos sensores de fim de curso, do receptor de sinal, dos sensores de fotocélula, entrada de energia elétrica, e mandam a energia ao motor caso todos os periféricos estejam agindo de forma correta, sem defeitos.

Receptor de sinal de controle remoto: Manda sinal ao sistema da central de comando, via rádio frequência, utilizando um código entre os controles e o receptor, para não mandar sinal em falso. 

Transmissor de sinal ou Controle Remoto: Envia uma onda via rádio frequência ao receptor, indicando que está cadastrado na memória, para iniciar o ciclo de abertura ou fechamento do portão.
motor ppa para portão
ppa motores
http://www.motorportao.org/conserto-de-portao-reforma-de-portao-assistencia-tecnica-de-portao-automatico-assistencia-tecnica-de-portoes-automaticos-manutenao-de-portao-automatico-motor-ppa-motores-ppa
http://www.motorportao.org/motor-peccinin-motores-peccinin-motor-para-portao-peccinin-motor-de-portao-peccinin-portao-basculante-portao-deslizante-portao-pivotante/portao-deslizante-peccinin-motor-de-portao-peccinin-motor-para-portao-peccinin-motor-para-portao-deslizante
motor peccinin portão elétrico
motor para portão ppa

Comments